sexta-feira, 25 de julho de 2008

A patologia e suas divisões..

Segundo Farias (2003), Bogliolo (2007), a patologia divide-se em duas grandes áreas: a geral e a especial ou dos orgãos.

A patologia geral estuda os processos patológicos de um modo geral nas células e nos tecidos, ou seja aspectos comuns às diferentes doenças no que se refere a causa, mecanismo patogenéticos, lesões estruturais e alterações na função, sem considerar em que órgão estão localizados. É de fundamental importâancia, pois o conhecimento é aplicado a qualquer células, tecido ou órgão. Portanto a base da patologia especial.

A patologia especial baseia-se nas doenças pertinente a um determinado órgão ou sistema ou estuda as doenças agrupadas por suas causas.

Explicando a figura:

A patologia engloga as diferentes áreas, como a etiologia (estudo das causas), patogênese (estudo dos mecanismos), anatomia patológica (estudo das alterações morfologicas dos tecidosque, em conjunto, recebem o nome de lesões) e a fisiopatologia (estudo das alterações funcionais dos orgão afetados). O estudo dos sinais e sintomas das doenças é o objeto da propdêutica ou semiologia, cuja finalidade é fazer o diagnóstico, a partir do qual se estabelece o prognóstico, a terapéutica e a prevenção.
____________________________________________

Nenhum comentário: