sexta-feira, 25 de julho de 2008

A patologia e suas divisões..

Segundo Farias (2003), Bogliolo (2007), a patologia divide-se em duas grandes áreas: a geral e a especial ou dos orgãos.

A patologia geral estuda os processos patológicos de um modo geral nas células e nos tecidos, ou seja aspectos comuns às diferentes doenças no que se refere a causa, mecanismo patogenéticos, lesões estruturais e alterações na função, sem considerar em que órgão estão localizados. É de fundamental importâancia, pois o conhecimento é aplicado a qualquer células, tecido ou órgão. Portanto a base da patologia especial.

A patologia especial baseia-se nas doenças pertinente a um determinado órgão ou sistema ou estuda as doenças agrupadas por suas causas.

Explicando a figura:

A patologia engloga as diferentes áreas, como a etiologia (estudo das causas), patogênese (estudo dos mecanismos), anatomia patológica (estudo das alterações morfologicas dos tecidosque, em conjunto, recebem o nome de lesões) e a fisiopatologia (estudo das alterações funcionais dos orgão afetados). O estudo dos sinais e sintomas das doenças é o objeto da propdêutica ou semiologia, cuja finalidade é fazer o diagnóstico, a partir do qual se estabelece o prognóstico, a terapéutica e a prevenção.
____________________________________________

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Descubra a origem da palavra Patho - logia..

Histórico da medicina: Quem foi Rudolf Virchow? (clique na foto)

Algumas definições sobre patologia.

A patologia aborda o estudo das doenças, nos seus aspectos clínicos, bioquímicos, fisiológicos, bacteriológicos, imunológicos, farmacológicos, morfológicos etc. Portando, o termo patologia tem um significado amplo e interdisciplinar que abrange o estudo completo da doença.

Etimologicamente, o termo patologia significa o estudo das doenças (do grego: pathos=sofrimento, doença, e logos= estudo, doutrina). No entanto, o conceito patologia não compreende todos os aspectos das doenças, que são muito numerosos e poderiam confundir a Patologia Humana com a Medicina. Esta, sim, aborda todos os elementos ou componentes das doenças e sua relação com os doentes. Na verdade, a Medicina é a arte e a ciência de promover a saúde e de prevenir, minorar ou curar os sofrimentos produzidos pela doença. De modo prático, a Patologia pode ser conceituada como a ciência que estuda as causas das doenças, os mecanismos que as produzem, as sedes e as alterações morfológicas e funcionais que apresentam. Como se vê, a patologia é apenas uma parte de um todo que é a medicina. Dentro dessa concepção , o diagnóstico clínico, a prevenção e a terapêutica das doença, não são objeto de estudo da patologia.

Os conceitos de patologia e medicina sempre vão convergir para um denominador comum: A DOENÇA.
Doença é a perturbação da saúde, isto é, o mal-estar causado por distúrbio físico, mental e social, levando a perda da harmonia dos fenômenos vitais, mas alguns autores nos mostram que não é somente dessa forma que se define a doença e sim principalmente pela falta de adaptação aos diversos fatores sejam eles físicos, psíquicos ou sociais.
Sobre a saúde e normalidade, podemos dizer que esse dois termos não possuem o mesmo significado. A palavra saúde é utilizada em relação ao individuo, enquanto o termo normalidade é utilizado em relação a parâmetros de parte estrutura ou funcional do organismo.

Fontes:
FARIAS, J.L. Patologia Geral. 2003
BOGLIOLO. Patologia. 2006